Uma programação evangélica que tem conquistado o Brasil,você pode sintonizar na internet:www.radiotransmundial.com.br,ou peça ao google RTM,24 hrs de evangelização
Vale a pena sintonizar.Seguidores
sexta-feira, 25 de março de 2011
Cobriste a Minha Cabeça no Dia da Batalha
Categorias: Estudos Bíblicos
Tags: Batalha, Cobertura, mente
Escrito por: karkle
Comentar! Compartilhe Imprimir Email
Não gostou desse artigo?Gostou desse artigo?0 0
Loading ... Loading ...
7
COBRISTE A MINHA CABEÇA NO DIA DA BATALHA
(Salmos 140.7)
O Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
Preâmbulo: Para a proteção da cabeça se usava em tempos de guerra os capacetes de bronze, afim de não serem atingidos com pedras, paus ou espadas. Meu propósito nesta ocasião não é ensinar como proteger a cabeça com um capacete como usa os motoqueiros, mineiros, engenheiros civis, mas proteger a mente, sede da alma.
I – FALANDO DA CABEÇA EM DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS
1. Cabeça na linguagem proverbial: Encheu a cabeça. Virou a cabeça. Perdeu a cabeça. Fazer a cabeça. Foi de cabeça. Cabeça dura. Deu uma dor de cabeça. Cabeça vazia. Quando a cabeça não pensa o corpo padece. Cabeça vazia é oficina de Satanás.
2. Cabeça na linguagem sacerdotal: Unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. (Sl 23.5) e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. (Ec 9.8) É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão. (Sl 133.2)
3. Cabeça na linguagem cientifica: O cérebro é uma massa cinzenta, no qual é armazenadas informações, gostos, números, letras. A ciência consegue criptar sons, imagens e movimentos. Antigamente (1963) se gravavam em fitas magnéticas, chamadas k7, muito frágil, ou nos famosos vinis de plástico. Hoje em pequenos chips de silício, um material não-metálico muito duro, onde são impressos microcircuitos integrados.
4. Cabeça na linguagem psicológica: Na cabeça é a sede da alma, onde esta a Memória, razão, consciência, sentimentos, fé, atitudes, vontades.
5. Cabeça na linguagem infernal: Os demônios fazem diariamente um bombardeio contra a mente das pessoas usando imagens, sons, lembranças, concupiscências, erotismo.
II – FALANDO DA PROTEÇÃO DA CABEÇA NO DIA DA BATALHA
1. Diferentes tipos de proteção: A cabeça é um órgão tão vital e sua proteção é fundamental. Podemos ver pessoas usando diferentes tipos de proteção. No frio usam-se gorros de lã. No calor usam-se chapéus, bonés. No trabalho usam-se capacetes, para proteger o crânio. Usam-se protetores de ouvidos, tapas-ouvido, abafadores de ruídos. Usam-se protetores dos olhos tais como: óculos de sol, óculos de segurança e máscara para solda.
2. Davi só tentou usar um capacete de bronze: (1 Sm 17.38,39) E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.
3. Estamos numa batalha diária: Todos os dias somos bombardeados com publicidades, noticias, medos, preocupações. E para proteger a cabeça nesta hora só serve apenas um instrumento o Capacete da Salvação. (Ef 6.17) Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
III – USANDO BEM O CAPACETE DA SALVAÇÃO
1. A mente é muito importante: É de vital importância guardar a mente, sem permitir algum ataque mortal.
2. A mente dirige o corpo: A mente dirige o movimento do escudo da fé. Nossa mente dirige a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. A mente dirige todo o nosso corpo.
3. A mente é um campo de batalha: Você decide na tua mente entre ser carnal o espiritual. Por geral ninguém conta o que esta pensando o imaginando. E nas caladas da noite que muitas vezes a parte carnal ganha espaço, na formulação de pensamento, imagens e desejos.
4. A Salvação é como um Capacete: Precisamos usar o Capacete da Salvação diariamente e em todos os lugares.
5. Tudo o que somos está na mente: A minha capacidade de lembrar, pensar, reagir, sentir, falar, esta na minha mente e tudo isto tem que ser protegido pelo capacete da Salvação. O que sou não pode ser atingido, contaminado, controlado pelos demônios.
6. Pessoas querem ficar à vontade, sem o escudo: Depois de um culto, não tem coisa melhor que ficar a vontade na nossa casa. Tirar o sapato caloroso e colocar chinelos nos pés. Tirar o paletó e gravata e colocar uma camiseta fresquinha. Deitar no sofá. Tomar algo fresco. Isto é ficar a vontade. Muitos querem tirar o capacete da Salvação, e ficar a vontade, sem o capacete da Salvação. Isso é um perigo, pois entra todo tipo de poluição na mente através da televisão, revistas, músicas, pessoas, e mais a confusão da vida diária.
IV – A CABEÇA DA IGREJA DEVE SER COMO O MONTE CARMELO
1. Carmelo é símbolo da Igreja: (Ct 7.5) A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo… O capitulo 7 de Cantares numa linguagem romântica encontramos o esposo (Jesus) descrevendo a esposa, (Igreja). Analizando ela dos pés a cabeça ele fala de 18 partes do corpo da noiva, a igreja. A nona descrição faz referencia a cabeça.
2. Carmelo é símbolo da Fertilidade: O Carmelo é uma montanha de 108 metros de altura, coberto de verdes florestas, isso fala da Fertilidade. Pessoas que tem Cristo na vida devem ter uma mente Fértil, Produtiva, Receptiva, Criativa, Pensativa, Compositora, que compõe musicas ao Senhor. Cada vez que a Bíblia fala em terra fértil ela usa a palavra Carmel. (Jr 2.7) E eu vos introduzi numa terra fértil (Carmel), para comerdes o seu fruto e o seu bem…
3. Carmelo também significa em hebreu Jardim: Tem pessoas que sua cabeça é como um deserto árido, seco. Tem pessoas que sua cabeça é como um lugar cheio de pedras pontiagudas, que machucam. Mas tem pessoas que sua cabeça é como um jardim florido, colorido, irrigado e fértil.
4. Carmelo é o lugar do fogo de Deus: Duas vezes há menção de Fogo de Deus no monte Carmelo. Primeiro naqueles intentos de fazer Elias descer do monte Carmelo, onde ele dizia: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. (2 Rs 1.10,12) Segundo: No desafio de Elias com os profetas de Baal, quando o Deus verdadeiro deveria responder com fogo. (1 Rs 18.17-40)
5. Carmelo é lugar de Profetas: Eliseu depois do arrebatado de Elias, ele se dirige ao Carmelo, o monte dos Profetas de Deus. (2 Rs 4.25)
V – A AMPLIDÃO DA SALVAÇÃO
1. Salvação é uma proteção de todo tipo de heresia: (2 Pe 2.1) Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesma repentina destruição.
2. Salvação é uma proteção de todo tipo de luxuria: (1 Co 5.1) Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.
3. Salvação é uma proteção de todo tipo de arrogância: (Jd 1.16) Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse.
4. Salvação é uma proteção de todo tipo de engano: (2 Co 11.3) Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
fev 21, 2011
Dos Céus Me Envia O Seu Auxílio
Categorias: Estudos Bíblicos, Religião
Tags: bíblia, biblico, estudo
Escrito por: karkle
Comentar! Compartilhe Imprimir Email
0 0
Loading ...
8DOS CÉUS ME ENVIA O SEU AUXÍLIO
(Salmos 57.2,3)
Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra; cobrem de vergonha os que me ferem. Envia a sua misericórdia e a sua fidelidade.
Preâmbulo: Nestes dois versículos encontramos duas maneiras diferentes de Deus atuar. Na primeira ele Executa tudo, na segunda ele Envia Auxílio do Céu. É tão fácil pronunciar a palavra céu, estamos tão acostumados com ela que quase parece perder a importância. Mas coloque isso na sua mente: é do céu, do céu mesmo, que Deus envia o seu Auxilio, isto não é pouca coisa.
No titulo deste Salmo aparece uma palavra nova: “Al-Tachete” que significa “Não Destruas” Davi encontra Saul dormindo dentro de uma caverna, poderia ter vingado sua morte, já que Davi estava ameaçado, mas ele tinha na sua mente a ordem: Não destruas. Não podemos tocar nos ungidos do Senhor.
I – A SITUAÇÃO DE DAVI AO ESCREVER O SALMO 57
1. Davi estava fugindo de Saul: Em quando Davi não tinha sido ungido a rei vivia uma vida pacata como pastor de ovelhas, sem complicações, mas ao receber a unção de Deus começou a ser odiado e perseguido por Saul. Davi é autor de 73 Salmos, quase todos eles escritos em condições semelhantes, sentindo a opressão dos inimigos, desejando livramento e justiça. Será que nós conseguiríamos transformar as nossas dificuldades em cantos, poesias e louvores como fez Davi?
2. Davi clama por misericórdia: (Sl 57.1 a) Clama duas vezes por Misericórdia no versículo: Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Davi poderia ter feito tudo ao contrario de clamar por Misericórdia, poderia estabelecer uma guerra contra estes homens-leões, mas não, ele buscou Auxilio em Deus.
3. Davi considera Deus como uma ave Protetora: (Sl 57.1 b) Na sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Jesus ofereceu a Jerusalém esse mesmo tipo de proteção mais eles não quiseram. (Lc 13.34) Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Para Davi não tinha melhor lugar que estar debaixo desta Cobertura até que passasse as calamidades. Tenha calma todas as calamidades passam, todas as dores passam, todas as necessidades passam. O Choro dura apenas uma noite e alegria vem pela manhã. (Sl 30.5)
4. Davi se encontra entre leões: (Sl 57.4) A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. Não eram leões que ele estava acostumado a ver no campo quando pastoreava ovelhas de seu pai. Esses leões são homens ávidos e abrasados. O termino ávidos significa que desejavam com muito ardor, que eram cobiçosos e ambiciosos. E o termino Abrasados significa que ardiam em ira, em cólera. Podemos ver essa avidez analisando como eram os dentes destes leões e suas línguas. Diz o texto que: cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada.
II – DEUS QUE POR MIM TUDO EXECUTA
1. A certeza de Davi: (Sl 57.2) Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Nesta expressão Tudo Executa, Davi revela a sua total confiança e certeza em Deus que ia Executar todas as coisas para ele.
2. Tudo executa: Para receber esta benção você não precisa fazer nada, só confiar no Senhor. Você precisa parar de querer realizar as coisas do teu jeito e deixar Deus realizar tudo por você. Ele Executa as Sentenças Judiciais, e você fica livre. Ele Executa as Aberturas de Portas e você fica empregado. Ele Executa os Milagres e você salta de Alegria. Ele Executa livramento e ainda faz você comer numa mesa farta diante dos teus inimigos.
3. Deus Executou duas coisas a Davi: Às vezes Deus executava na Bíblia mandando Raios, Trovões, Ventos, Profetas. Para Davi Deus enviou a sua Misericórdia e a sua Fidelidade. Que benção tremenda sentir assim acompanhado pela Misericórdia e pela Fidelidade. Uma vez Deus deu Livramento a Israel, enviando Vespões contra os cananeus. (Js 24.12) E enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus; não com a tua espada nem com o teu arco.
III – DEUS DOS CÉUS ME ENVIA O SEU AUXÍLIO (REPETE ESSA FRASE COMIGO)
1. Que tipo de benção é esta, Auxílio? Esse tipo de benção de Deus poderia chamar da benção de Complementação, pois esta é a definição da palavra auxílio. Um complemento, uma ajuda, um amparo, uma contribuição e até uma esmola. A palavra esmola perdeu seu significado, mas deveria ser como diz a própria palavra, uma ajuda com uma mola, como algo propulsor, que salta que, levanta o necessitado, mas ela tem um sentido de miséria, de migalhas, de sobras e que da vergonha, não é propulsora.
2. Existem auxílios também na terra: Os auxílios da terra podem vir de fontes tais como: Governo Federal, Estadual e Municipal ou de Empresas particulares, então dependendo das necessidades foram criados já vários tipos de Auxílios: Auxílio alimentação; auxílio desemprego; auxílio telefone; auxílio doença; auxílio lactante; etc. Todos estes auxílios são vulneráveis, mutáveis, se atrazam, se desviam, se perdem.
3. Diferenças dos Auxílios que vem do Céu: Nada do mundo espiritual, do mundo sobrenatural pode ser comparado com as coisas da terra, então o Auxílio que vem do céu é: Incomparável, sem atraso, sem vencimento, sem espera, sem equivocações, sem adiamentos, sem imitações, sem falsificações como acontece com os produtos da terra.
4. Em que área você precisa de auxílio: Duas vezes encontramos nos Salmos que Deus Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. (Sl 60.11 e 108.12) Deus não envia benção fora de estação, no inverno te envia algo quentinho e no verão algo fresquinho. É na Angustia que tu precisas de Auxílio.
5. Coisas que Deus envia dos céus: Deus envia sua Palavra: (Sl 107.20) Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. Deus envia seu Mandamento: (Sl 147.15) O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente. (Sl 43.3) Deus envia sua Luz: Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Deus envia suas Flechas: Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, [raios] e desbarata-os. (Sl 144.6)
(Salmos 57.2,3)
Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra; cobrem de vergonha os que me ferem. Envia a sua misericórdia e a sua fidelidade.
Preâmbulo: Nestes dois versículos encontramos duas maneiras diferentes de Deus atuar. Na primeira ele Executa tudo, na segunda ele Envia Auxílio do Céu. É tão fácil pronunciar a palavra céu, estamos tão acostumados com ela que quase parece perder a importância. Mas coloque isso na sua mente: é do céu, do céu mesmo, que Deus envia o seu Auxilio, isto não é pouca coisa.
No titulo deste Salmo aparece uma palavra nova: “Al-Tachete” que significa “Não Destruas” Davi encontra Saul dormindo dentro de uma caverna, poderia ter vingado sua morte, já que Davi estava ameaçado, mas ele tinha na sua mente a ordem: Não destruas. Não podemos tocar nos ungidos do Senhor.
I – A SITUAÇÃO DE DAVI AO ESCREVER O SALMO 57
1. Davi estava fugindo de Saul: Em quando Davi não tinha sido ungido a rei vivia uma vida pacata como pastor de ovelhas, sem complicações, mas ao receber a unção de Deus começou a ser odiado e perseguido por Saul. Davi é autor de 73 Salmos, quase todos eles escritos em condições semelhantes, sentindo a opressão dos inimigos, desejando livramento e justiça. Será que nós conseguiríamos transformar as nossas dificuldades em cantos, poesias e louvores como fez Davi?
2. Davi clama por misericórdia: (Sl 57.1 a) Clama duas vezes por Misericórdia no versículo: Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Davi poderia ter feito tudo ao contrario de clamar por Misericórdia, poderia estabelecer uma guerra contra estes homens-leões, mas não, ele buscou Auxilio em Deus.
3. Davi considera Deus como uma ave Protetora: (Sl 57.1 b) Na sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Jesus ofereceu a Jerusalém esse mesmo tipo de proteção mais eles não quiseram. (Lc 13.34) Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Para Davi não tinha melhor lugar que estar debaixo desta Cobertura até que passasse as calamidades. Tenha calma todas as calamidades passam, todas as dores passam, todas as necessidades passam. O Choro dura apenas uma noite e alegria vem pela manhã. (Sl 30.5)
4. Davi se encontra entre leões: (Sl 57.4) A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. Não eram leões que ele estava acostumado a ver no campo quando pastoreava ovelhas de seu pai. Esses leões são homens ávidos e abrasados. O termino ávidos significa que desejavam com muito ardor, que eram cobiçosos e ambiciosos. E o termino Abrasados significa que ardiam em ira, em cólera. Podemos ver essa avidez analisando como eram os dentes destes leões e suas línguas. Diz o texto que: cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada.
II – DEUS QUE POR MIM TUDO EXECUTA
1. A certeza de Davi: (Sl 57.2) Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Nesta expressão Tudo Executa, Davi revela a sua total confiança e certeza em Deus que ia Executar todas as coisas para ele.
2. Tudo executa: Para receber esta benção você não precisa fazer nada, só confiar no Senhor. Você precisa parar de querer realizar as coisas do teu jeito e deixar Deus realizar tudo por você. Ele Executa as Sentenças Judiciais, e você fica livre. Ele Executa as Aberturas de Portas e você fica empregado. Ele Executa os Milagres e você salta de Alegria. Ele Executa livramento e ainda faz você comer numa mesa farta diante dos teus inimigos.
3. Deus Executou duas coisas a Davi: Às vezes Deus executava na Bíblia mandando Raios, Trovões, Ventos, Profetas. Para Davi Deus enviou a sua Misericórdia e a sua Fidelidade. Que benção tremenda sentir assim acompanhado pela Misericórdia e pela Fidelidade. Uma vez Deus deu Livramento a Israel, enviando Vespões contra os cananeus. (Js 24.12) E enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus; não com a tua espada nem com o teu arco.
III – DEUS DOS CÉUS ME ENVIA O SEU AUXÍLIO (REPETE ESSA FRASE COMIGO)
1. Que tipo de benção é esta, Auxílio? Esse tipo de benção de Deus poderia chamar da benção de Complementação, pois esta é a definição da palavra auxílio. Um complemento, uma ajuda, um amparo, uma contribuição e até uma esmola. A palavra esmola perdeu seu significado, mas deveria ser como diz a própria palavra, uma ajuda com uma mola, como algo propulsor, que salta que, levanta o necessitado, mas ela tem um sentido de miséria, de migalhas, de sobras e que da vergonha, não é propulsora.
2. Existem auxílios também na terra: Os auxílios da terra podem vir de fontes tais como: Governo Federal, Estadual e Municipal ou de Empresas particulares, então dependendo das necessidades foram criados já vários tipos de Auxílios: Auxílio alimentação; auxílio desemprego; auxílio telefone; auxílio doença; auxílio lactante; etc. Todos estes auxílios são vulneráveis, mutáveis, se atrazam, se desviam, se perdem.
3. Diferenças dos Auxílios que vem do Céu: Nada do mundo espiritual, do mundo sobrenatural pode ser comparado com as coisas da terra, então o Auxílio que vem do céu é: Incomparável, sem atraso, sem vencimento, sem espera, sem equivocações, sem adiamentos, sem imitações, sem falsificações como acontece com os produtos da terra.
4. Em que área você precisa de auxílio: Duas vezes encontramos nos Salmos que Deus Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. (Sl 60.11 e 108.12) Deus não envia benção fora de estação, no inverno te envia algo quentinho e no verão algo fresquinho. É na Angustia que tu precisas de Auxílio.
5. Coisas que Deus envia dos céus: Deus envia sua Palavra: (Sl 107.20) Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. Deus envia seu Mandamento: (Sl 147.15) O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente. (Sl 43.3) Deus envia sua Luz: Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Deus envia suas Flechas: Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, [raios] e desbarata-os. (Sl 144.6)
FAMILIAS CONVERTIDAS
As familias hoeje,precisam do amor de Cristo em suas vidas,são vidas marcadas pelo sofrimento,pois não conhece o que é experimentar o amor de Jesus,família que já experimentou o amor de Jesus,está sempre feliz,as provações existem,porém o amor de Jesus consola.
segunda-feira, 7 de março de 2011
sábado, 5 de março de 2011
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
NASCER DE NOVO?
Sábio,inteligente em sua época, poderoso ,na conversa comJesus, o Mestre dizia que ele teria que nascer de novo,é, sua sabedoria era humana não espiritual, pois a sua resposta foi 'Mestre,como posso eu voltar ao ventre de minha mãe?
Veja bem caríssimos, Jesus falava de um novo nascimento, morrer para as coisas do mundo, para os valores que muitas vezes enaltecemos, e que muitas vezes deixamo nos enganar,o Mestre falava de entregar sua vida ao Pai celestial, viver uma nova vida, ser diferente, valorizar as coisas do espirito, e não do mundo.
Você que está lendo aí, já pensou nisso? sua vida pode ser ceifada agora, o que tem reservado para Deus,o que tem feito para o reino dos céus, quais são os seus valores defendidos e externados, pense nisso,e boa tarde,até o próximo encontro com a palavra de Deus.
Veja bem caríssimos, Jesus falava de um novo nascimento, morrer para as coisas do mundo, para os valores que muitas vezes enaltecemos, e que muitas vezes deixamo nos enganar,o Mestre falava de entregar sua vida ao Pai celestial, viver uma nova vida, ser diferente, valorizar as coisas do espirito, e não do mundo.
Você que está lendo aí, já pensou nisso? sua vida pode ser ceifada agora, o que tem reservado para Deus,o que tem feito para o reino dos céus, quais são os seus valores defendidos e externados, pense nisso,e boa tarde,até o próximo encontro com a palavra de Deus.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
É BOM SABER
Cantar a Bíblia
8 de Janeiro, 2011Por Filipa Moroso (texto) e Helena Garcia (fotografias)
Descobrimos o canto gregoriano no Concerto de Natal que esgotou o Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa. A Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis foram as vozes que chegaram aos céus, num espectáculo de indiscutível prazer auditivo... «Quem canta bem, reza duas vezes». O adágio tem origem nas palavras de Santo Agostinho ('Quia bene canta, bis ora' ) e remete para a principal mensagem do canto gregorariano: orar a Deus. Uma oração cantada por vozes em uníssono que, entre sons agudos e graves, pretende difundir uma mensagem espiritual, quase sempre em latim, em que o texto tem que ter primazia face à melodia.
Foi assim no Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa, que reatou a tradição antiquíssima de abrir as portas ao público, fechadas já há longos anos. Foi aí que conhecemos dois dos grupos com maior tradição gregoriana em Lisboa, a Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis. Evocar a época natalícia foi o mote deste concerto de Natal, que aconteceu a 11 de Dezembro num dos mais imponentes salões barrocos do país, datado de 1795. Fomos assistir aos ensaios.
«Esta sala tem uma acústica espectacular, tem tudo para que corra bem». O prognóstico da maestrina Idalete Giga foi feito minutos antes de embalar as vozes para o aquecimento. É a ela que cabe a responsabilidade artística da Capela Gregoriana Laus Deo, nome em latim que significa Louvor a Deus e que vinha sempre no fim «dos autos religiosos de Gil Vicente».
Composto por 20 mulheres, a maioria antigas alunas do Instituto São Pedro de Alcântara, em Lisboa, este coro nasceu em 1985, pelas mãos de Idalete, que estudou canto gregoriano, pedagogia musical Ward e Helden, direcção gregoriana e polifónica com vários mestres, entre os quais Júlia d'Almendra. A maestrina confirma a mestria de tais credenciais com a batuta. É exigente e as suas 'meninas', algumas já reformadas, sabem disso. De fatos pretos, com blusa e laço ou outro apontamento em branco, o Laus Deo ocupava a linha da frente de um palco a duas vozes, femininas e masculinas, que descortinava as coordenadas de Idalete, numa linguagem que só os próprios conhecem.
As vozes viris faziam-se ouvir atrás. O coro Solemnis ('solene' do latim), fundado em 1997 e comandado pelo maestro João Crisóstomo, antigo professor do Conservatório Nacional e com formação musical na Escola Superior de Música, é constituído por 12 elementos masculinos, antigos alunos dos seminários religiosos com larga experiência na arte do canto gregoriano, quer na sua vertente musical, quer na língua latina - «já que o latim é essencial para esta forma de canto», como diz o maestro. E aqui é preciso compreender-se o que se está a cantar para que se transmita 'alma' às melodias espirituais, com um indubitável prazer estético e auditivo.
Conhecida como a mais antiga manifestação musical do Ocidente, o canto gregoriano acompanhou, desde a Idade Média até aos nossos dias, o culto religioso das igrejas cristãs, sobretudo as liturgias da Igreja Católica Romana. Deve o seu nome ao Papa Gregório Magno, que deu grande desenvolvimento a esta forma de cantar as preces.
Cantado a capela, ou seja, sem acompanhamento de instrumentos, as letras que dão forma ao canto gregoriano são retiradas de textos bíblicos, sobretudo dos salmos. O seu maior objectivo é propagar a fé e não fazer um recital, daí que seja entoado com alma e sentimento, com a missão de chegar à assembleia ouvinte.
«Sempre associado ao homem», sublinha Idalete Giga, este canto de ritmo livre e sem compasso , depressa começou a ser entoado por vozes femininas. Se o único segredo para o cantar bem é a devoção, elas provam que têm a espiritualidade necessária para 'cantar a Bíblia'.
O Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa foi testemunha desta 'batalha' de vozes, em que venceu o conjunto. A acústica da sala foi perfeita, como fazia prever o prognóstico de Idalete. Mais uma vez juntos - «já fizemos inúmeros concertos em conjunto» -, Laus Deo e Solemnis falaram a mesma língua. Uma linguagem própria que se decifra nos signos da Cristandade, uma sonoridade com enorme expressão, validada por vozes crentes. Que venham outros natais cantados...
filipa.moroso@sol.pt
CAPELA GREGORIANA LAUS DEO
TERCEIROS DOMINGOS DE CADA MÊS NA IGREJA DE STO. ANTÓNIO, LISBOA
CORO SOLEMNIS
CANTAM NAS QUADRAS FESTIVAS RELIGIOSAS, EM LOCAIS A DESIGNAR
Foi assim no Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa, que reatou a tradição antiquíssima de abrir as portas ao público, fechadas já há longos anos. Foi aí que conhecemos dois dos grupos com maior tradição gregoriana em Lisboa, a Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis. Evocar a época natalícia foi o mote deste concerto de Natal, que aconteceu a 11 de Dezembro num dos mais imponentes salões barrocos do país, datado de 1795. Fomos assistir aos ensaios.
«Esta sala tem uma acústica espectacular, tem tudo para que corra bem». O prognóstico da maestrina Idalete Giga foi feito minutos antes de embalar as vozes para o aquecimento. É a ela que cabe a responsabilidade artística da Capela Gregoriana Laus Deo, nome em latim que significa Louvor a Deus e que vinha sempre no fim «dos autos religiosos de Gil Vicente».
Composto por 20 mulheres, a maioria antigas alunas do Instituto São Pedro de Alcântara, em Lisboa, este coro nasceu em 1985, pelas mãos de Idalete, que estudou canto gregoriano, pedagogia musical Ward e Helden, direcção gregoriana e polifónica com vários mestres, entre os quais Júlia d'Almendra. A maestrina confirma a mestria de tais credenciais com a batuta. É exigente e as suas 'meninas', algumas já reformadas, sabem disso. De fatos pretos, com blusa e laço ou outro apontamento em branco, o Laus Deo ocupava a linha da frente de um palco a duas vozes, femininas e masculinas, que descortinava as coordenadas de Idalete, numa linguagem que só os próprios conhecem.
As vozes viris faziam-se ouvir atrás. O coro Solemnis ('solene' do latim), fundado em 1997 e comandado pelo maestro João Crisóstomo, antigo professor do Conservatório Nacional e com formação musical na Escola Superior de Música, é constituído por 12 elementos masculinos, antigos alunos dos seminários religiosos com larga experiência na arte do canto gregoriano, quer na sua vertente musical, quer na língua latina - «já que o latim é essencial para esta forma de canto», como diz o maestro. E aqui é preciso compreender-se o que se está a cantar para que se transmita 'alma' às melodias espirituais, com um indubitável prazer estético e auditivo.
Conhecida como a mais antiga manifestação musical do Ocidente, o canto gregoriano acompanhou, desde a Idade Média até aos nossos dias, o culto religioso das igrejas cristãs, sobretudo as liturgias da Igreja Católica Romana. Deve o seu nome ao Papa Gregório Magno, que deu grande desenvolvimento a esta forma de cantar as preces.
Cantado a capela, ou seja, sem acompanhamento de instrumentos, as letras que dão forma ao canto gregoriano são retiradas de textos bíblicos, sobretudo dos salmos. O seu maior objectivo é propagar a fé e não fazer um recital, daí que seja entoado com alma e sentimento, com a missão de chegar à assembleia ouvinte.
«Sempre associado ao homem», sublinha Idalete Giga, este canto de ritmo livre e sem compasso , depressa começou a ser entoado por vozes femininas. Se o único segredo para o cantar bem é a devoção, elas provam que têm a espiritualidade necessária para 'cantar a Bíblia'.
O Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa foi testemunha desta 'batalha' de vozes, em que venceu o conjunto. A acústica da sala foi perfeita, como fazia prever o prognóstico de Idalete. Mais uma vez juntos - «já fizemos inúmeros concertos em conjunto» -, Laus Deo e Solemnis falaram a mesma língua. Uma linguagem própria que se decifra nos signos da Cristandade, uma sonoridade com enorme expressão, validada por vozes crentes. Que venham outros natais cantados...
filipa.moroso@sol.pt
CAPELA GREGORIANA LAUS DEO
TERCEIROS DOMINGOS DE CADA MÊS NA IGREJA DE STO. ANTÓNIO, LISBOA
CORO SOLEMNIS
CANTAM NAS QUADRAS FESTIVAS RELIGIOSAS, EM LOCAIS A DESIGNAR
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
DO BLOG MENSAGENS DE ESPERANÇA
pelo menos alguns minutos com Jesus.
17 Janeiro 2011
O socorro vem dele!
Você trabalha, se esforça mas a sua vida parece que nunca vai para frente? Os problemas são muitos e não tem com quem dividi-los? Nada dá certo? Quem já não se sentiu assim? Sem futuro, sem solução e sem socorro? Nestes momentos é muito difícil acreditar que Deus é bom. Mas, tenha certeza, ele é bom e ama muito você. Leia o Salmo 121 e você verá que Deus é o seu socorro e está presente em momentos de aflição. Invoque a presença de Deus e ele poderá ajudar você. O objetivo de Deus não é dar a você uma vida sem problemas, mas ajudar você em todos os momentos. Ele enviou Jesus para socorrer você e livrá-lo da condenação eterna por causa dos seus pecados e agora quer estar presente em sua vida para ajudar você. Lembre-se que é de Deus que vem o seu socorro hoje e sempre.
Oremos: Bondoso Deus, obrigado por me amares e me socorreres em tempos difíceis. Ajuda-me a compreender a tua vontade em minha vida e fortalece a minha fé em ti. Em nome de Jesus. Amém.
Leia em sua Bíblia: Salmo 121
Postado por Hora Luterana às 9:41 AM
PEDIDO DE ORAÇÃO
Caros irmãos.
Compartilho este pedido de uma mãe intercessora que hoje se encontra vivendo em sua alma a pior dor do mundo. Seu filhinho de 13 anos foi desenganado pelos médicos e estou enviando este pedido desesperado contando com as suas orações por esta família e pedindo que pelo amor de Deus, compartilhe este pedido com o maior número de pessoas possíveis, para que um batalhão de intercessores possa estar orando. E se possível, responda a esta mãe, apenas para que ela receba o conforto de saber que não está sozinha em oração.
Abaixo o pedido dela:
"Olá querido Pastor João,
Recebi seu email e fiquei feliz em saber que existem pessoas do outro lado do mundo orando pelo meu menino, obrigado pela sua inicitiva.
Vou tentar ser objetiva, nossa historia é longa.
Higor tem 13 anos tem deficiencia mental moderada, sua mente tem mais ou menos 3 ou 4 anos.
Tem altura e peso normal de um menino de 13 anos, menos o comportamento. A aparencia dele graças ao bom Deus e nossas lutas, é de uma criança normal. Ele é lindo gosta de passear, brincar, vai a praia, ao shoping, a escola de crianças com deficiencia, se relaciona muito bem. Na igreja os irmãos fazem fila pra receber o abraço dele, é estremamente carinhoso e brincalhão, tudo seria bom se fosse so essa deficiencia.
Ele no dia do aniversario de 4 anos teve a primeira convulão e desde então tem crises convulsivas todos os dias várias veses.
Já fomos em todos os especialistas de ouvimos falar, nos melhores hospitais de São Paulo. Já passou por cirurgia de implantes de aparelhos e eletroudos, remedios já usamos todos que tem no Brasil, já importamos remedios da França e EUA sem resultado. Tivemos apenas 5 meses de descanso há uns 6 anos atras, ele passou um peiodo bem sem crises. Agora c/ a hegada da adolescencia as crises estão piorando muito. Ele tem tido até 45 crises consecutivas. Ele convulsiona por ansiedade, por alegria, por tristeza, por medo, em resumo por quase todos os sentimentos.
Ele já foi desenganado pela medicina e nesse momento foi ungido pelo nosso pastor distrital, com 10 anos pediu pra ser batizado, foi realizado uma cerimonia linda e rapida por preocupação de convulcionar no momento, os anciaõs ficaram em oração antes do batismo, meu marido entrou dentro da pia batismal, teve todo um aparato de cuidados especiais. Foi uma noire fria e linda vieram muitos convidados professora, psicologa, secretaria, amigos, vizinhos e parentes. E ele ficou bem, todo o tempo e aind ficou a porta entregando as lembrancinhas e recebendo os cumprimentos.
Já entrou em estado de Mal, que é uma convulsão que não para, como o dele é um caso raro entrou pra UTI sem ter muitos sintomas fisicos.
É muito dificil sber que a qualquer momento posso perde-lo, pois o coração pode não aguentar. Ele e eu somos quase mesma pessoa, fiz terapia pra me desapegar um pouco dele, pois seria melhor pra nós dois, enfim tudo o que está e o que não está em nosso alcance nós fazemos, acompanhamento psicopedagogico, psicologico, TO, inclusive nesse ano vai começar a estudar piano na Escola de musica e dança, não sabemos como vai ser pois não conseguem alfabetiza-lo, mas ele quer tocar piano na igreja, meu filho amis velho é musico, sempre se apresenta nas igrejas e sempre que ele está bem nós o assistimos. Enfim se quiserem numa proxima vez mando uma fotografia dele pra vcs veremn como ele é perfeito. Um dia se for vontade dio nosso Deus , ele ficará bem, peço que orem por mim é muito dificil esse sentimento de impotencia diante do sofrimento do meu menino.
Fique com Ele sempre, abraço"
Raquel Martins Alves Anjos raquelmaanjos@hotmail.com
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
1º JOÃO 5:3 '...Nisto consiste o amor de Deus em obedecer aos Seus mandamentos,e os Seus mandamentos não são pesados'
Boa tarde, hoje vamos estudar a palavra de Deus, falando sobre obediência, hoje todos desafiam muitas vezes as leis,e as desobedecem, afinal o mundo é dos espertos, e o negócio é lavar vantagem em tudo certo? errado, a palavra de Deus nos mostra o contrário,os mandamentos de Deus não são pesados, ha muitos que reclamam que é difícil obedecer os 10 mandamentos, humanamente digo que sim, agora dizer ser pesado, eu não creio,pois os mandamentos de Deus não são pesados, vejam bem, o alcoorão bíblia do islamismo contem 600 e poucos mandamentos,,os mandamentos de Deus são sómente 10, agora fico pensando,o que há de pesado nos mandamentos de Deus? uma vêz que buscamos a perfeição em Deus, os mandamentos são justos, fico ainda pensando,como obedecer 600 e tantos mandamentos? será que é possível isso,lembremos que os 10 mandamentos se resume em apenas 2 'AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS,E A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS'
Boa tarde, hoje vamos estudar a palavra de Deus, falando sobre obediência, hoje todos desafiam muitas vezes as leis,e as desobedecem, afinal o mundo é dos espertos, e o negócio é lavar vantagem em tudo certo? errado, a palavra de Deus nos mostra o contrário,os mandamentos de Deus não são pesados, ha muitos que reclamam que é difícil obedecer os 10 mandamentos, humanamente digo que sim, agora dizer ser pesado, eu não creio,pois os mandamentos de Deus não são pesados, vejam bem, o alcoorão bíblia do islamismo contem 600 e poucos mandamentos,,os mandamentos de Deus são sómente 10, agora fico pensando,o que há de pesado nos mandamentos de Deus? uma vêz que buscamos a perfeição em Deus, os mandamentos são justos, fico ainda pensando,como obedecer 600 e tantos mandamentos? será que é possível isso,lembremos que os 10 mandamentos se resume em apenas 2 'AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS,E A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS'
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
NASCER DE NOVO
É preciso que o homem nasça de novo,que seja destruído por completo o velho homem,com suas manias,defeitos,egoísmo,ambições e tudo aquilo que prejudica a sua estadia nesse mundo com o único planop de Deus que façamos a Sua obra evangelizadora,nascer de novo, é morrer o velho homem,e ninguém quer desfazer de velhos hábitos e manias,pois ainda se encontra preso no mundo material,é preciso que se morra,para que se renasça na palavra de Deus,enfrentando êsse mundo de cabeça erguida,bíblia na mão,e vestido com a couraça da fé,aí sim estamos prontos para derrotar as iniquidades do mundo,e fazer com que o evangelho transformador de vidas, rebente pra sempre o mundo das trevas,e Deus volte a iluminar o mundo com a Sua Luz. Pura e imaculada.
Assinar:
Postagens (Atom)